Gestão para mim é obrigação. Só faço o necessário.

Pessoa confusa com suas informaçõesSe você acredita que está perdendo tempo com gestão, eu tenho uma boa notícia para você: tem toda a razão! Se você acredita que por isso você não deve fazer e deve focar apenas em faturar mais, eu tenho uma péssima notícia para você: está fazendo do jeito errado! Todo empresário precisa conseguir fazer uma gestão que ele perceba dar resultado. Se ainda não está vendo resultado, procure ajuda.

Muitos empresários brasileiros não gostam de usar seu tempo na gestão da empresa. Quando o faz, acredita que faz por obrigação e não percebe valor nessas atividades. Aqui estamos falando de Gestão Financeira, por exemplo. Saber tudo que entra e o que sai da sua empresa, sabendo o que sai para as despesas da empresa e o que vira gasto pessoal pode ser muito mais útil do que parece.

Estamos falando apenas em gestão financeira, mas quando aparecem consultores oferecendo serviços, dizendo que a empresa tem de ter gestão financeira, gestão de estoque, planejamento, gestão estratégia, gestão de pessoas etc, fica a impressão que o que está sendo falado é muito distante de um MEI ou de uma microempresa. Será?

Me prove, então, que vender mais nem sempre é bom e que a gestão pode me ajudar!

Imagine um cenário não muito difícil de se encontrar: um dono de restaurante procurando ajuda porque sua clientela diminuiu. Ele quer saber como poderia fazer uma boa propaganda, promoção, ou qualquer coisa quer o ajude a atrair novos clientes. Esse empresário é daqueles que até sabem quanto está entrando no final do mês e o quanto gasta para manter seu restaurante aberto, mas não vai muito além. Acredita que a crise espantou seus clientes e precisa fazer algumas propagandas para atrair novos e tudo estará resolvido.

Agora imagine que esse empresário vinha tendo resultados razoáveis, mas nunca teve fila para entrar no seu restaurante. E que apesar da crise, no local onde ele está, só seu restaurante teve uma diminuição preocupante na clientela. O que acontecia é que esse restaurante nunca teve um atendimento muito bom e dificilmente algum cliente que passava por lá ficava com vontade de voltar. A maioria iria para conhecer e acabava não voltando. E, por ter uma empresa grande por perto, alguns funcionários dela, que não gostavam muito de lá, iam de vez em quando, para procurar quebrar a rotina. Davam uma segunda chance. Essas pessoas eram suficientes para manter um faturamento que agradasse o empresário.

Por não gastar tempo avaliando seu negócio, olhando para alguns poucos números e se comparando com a vizinhança, o empresário não percebia a armadilha que poderia estar se metendo. Se ele não desse uma melhorada no serviço, uma boa propaganda só daria a oportunidade de mais pessoas ficarem sabendo que o restaurante dele não é bom. Se ele conseguisse atender todo mundo de sua localidade, no final só sobrariam os clientes persistentes da grande empresa que fica por perto. Possivelmente sozinho, ou com um pouco de ajuda, era possível perceber que o prato demora a chegar, que a comida não é lá essas coisas comparados com opções perto, que seu cardápio é o mesmo há cinco anos etc.

Você pode afirmar que os números não mostrariam tão fácil o cenário acima e que um empresário atento perceberia essas coisas. Você pode ter razão, mas o nosso ponto, baseado em uma situação real é: e se esse mesmo empresário vende alguns pratos com uma margem muito pequena ou no prejuízo? E se esses produtos são os mais consumidos por clientes que estão em seu restaurante pela primeira vez? O empresário não percebia, pois tinha uma outra pequena renda e acabava misturando as contas com a do restaurante, sem saber exatamente onde cada coisa se encaixava. Sem parar para fazer gestão, mal sabia o empresário que estava querendo fazer propagandas que, se dessem certo, acelerariam seu destino ao buraco.

Uma gestão de estoque boa faz com que se perca muito menos tempo repondo estoque. Um bom relacionamento com os funcionários e com clientes (isso é gestão), economiza muito tempo na contratação de funcionários e na energia de atrair novos clientes. É muito mais barato reter funcionários e clientes do que atrair novos. Uma gestão financeira aliada a uma gestão de estoque razoável pode mostrar produtos que não valem mais a pena oferecer.

Enfim, se você acredita que gestão é perda de tempo e nunca tentou, está na hora de começar. Se você já tentou e não percebeu que ganhou tempo com isso, está na hora de fazer de novo, mas do jeito certo.

Podemos te dar uma mãozinha nesse processo.

Ao integrar seus dados e trazer mais inteligência a eles, o minhaempresa.info faz com que você não desperdice tempo. Com análises precisas e customizadas para o seu negócio, você pode focar no que é estratégico. Além disso, nossa solução dá acesso a uma rede de empresários e consultores que podem te ajudar a melhorar o seu negócio. Em breve, tudo isso poderá estar na palma da sua mão!

Clique aqui para ser avisado do lançamento do minhaempresa.info


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *